Disciplinas

Disciplinas Obrigatórias

Carga Horária: 60
Créditos: 4
Ementa:
As transformações contemporâneas da sociedade e a natureza da pesquisa em Geografia; A Geografia como um campo científico e suas bases epistemológicas e metodológicas na pesquisa e no ensino. Procedimentos e técnicas de investigação em Geografia. O papel do trabalho de campo na pesquisa e ensino de Geografia; Construção crítica de índices e indicadores; Construção do objeto científico, definição dos objetivos, temporalidade e escalas de análise na pesquisa geográfica.
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Ementa:
A Geografia orienta-se pelos conceitos-chave que devem ser apreendidos pelos pós-graduandos dessa ciência. Os conceitos fundantes que se construíram ao longo da história da ciência geográfica são a base para o conhecimento geográfico. Desta maneira, espaço, território – incluindo-se as complexidades sobre territorialidade, identidade e escalas -, região, paisagem, lugar, as escalas, a cartografia e as relações espaço temporais são os fundamentos a serem estudados e contextualizados segundo sua gênese e contemporaneidade desdobrados nos diferentes segmentos dos estudos em geografia.
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Ementa:
Planejamento e elaboração do Projeto de dissertação de Mestrado em colaboração com os orientadores, tendo como produto final o Projeto de pesquisa a ser apresentado.
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Ementa:
Abordagem sobre o desenvolvimento das dissertações em elaboração nas linhas de pesquisa do Mestrado, com ênfase no texto a ser submetido ao exame de qualificação.

Disciplinas Optativas

Carga Horária: 60
Créditos: 4
Ementa:
Conceituação e paradigmas da análise espacial e geotecnologias; Compreensão da natureza de dados espaciais; Técnicas de geoprocessamento; Introdução à estatística espacial; Geovisualização.
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Ementa:
O processo histórico da institucionalização de Unidades de Conservação em nível mundial e no Brasil e o ordenamento territorial. O Sistema Nacional de Unidades de Conservação –SNUC. As fragilidades da criação e implantação de Unidades de Conservação no Brasil e os conflitos socioambientais decorrentes desses processos.
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Ementa:
A cultura, em suas múltiplas facetas – paisagem, música, poesia, literatura, cinema, religião, entre outras – é considerada como elemento integrante e crucial do processo de construção e reconstrução dos espaços geográficos. A disciplina visa contribuir para tornar inteligíveis as complexas relações entre espaço e cultura é meta do curso. Significado e contexto aparecem como palavras-chave para tanto.
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Ementa:
Temas relacionados a questões atuais ligadas à Geografia e sua dinâmica, bem como novas tecnologias e/ou propostas nas linhas de pesquisa pertinentes a ciência geográfica que serão tratados por professores convidados que se alternarão no tratamento dessas temáticas.
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Ementa:
Desenvolvimento econômico (indústria, comércio, serviços e agronegócio); Reestruturação produtiva e novos fatores de competitividade e de localização das atividades econômicas. Políticas de desenvolvimento e de meio-ambiente, normas e diretrizes ambientais como elementos estratégicos de desenvolvimento. Ecodesenvolvimento e sustentabilidade. Políticas ambientais e questões regionais.
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Ementa:
O surgimento da Geografia e da ecologia – a passagem da metafísica para uma ciência usufrutuária. A evolução do paradigma ecológico e a política de proteção da natureza e seus reflexos no Brasil. A legislação brasileira de proteção da natureza a partir do golpe de 1930 e os dispositivos legais contemporâneos:- Resoluções Conama e os dispositivos de gestão do território em seus aspectos: pedologia, águas, ar; – Sistema Nacional de Unidades de Conservação e os territórios de conservação a partir do Parque Nacional de Itatiaia; – Licenciamento ambiental brasileiro e no Maranhão; – Planos municipais de gestão: resíduos sólidos, água e saneamento, expansão urbana, áreas de proteção, zoneamentos.
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Ementa:
Abordar a contemporaneidade da dinâmica do espaço rural maranhense evidenciando as relações cidade campo, o processo de implantação dos grandes projetos agropecuários e as Políticas de Desenvolvimento Territorial.
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Ementa:
Espaço e saúde: Fundamentos teóricos. Interações entre o meio natural, o meio social e o organismo humano: saúde e doença. Abordagem geográfica das condições de saúde e doença da população. Serviços e políticas públicas de saúde. Métodos e técnicas empregadas nos estudos de geografia da saúde. Estudos de casos.
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Ementa:
A Importância e complexidade do turismo como fenômeno social nos seus aspectos econômico, político, social e cultural, a fim de entendê-lo enquanto um dos fatores que contribuem na relação de consumo/produção do espaço global, regional e local.
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Ementa:
Importância do processo de urbanização. Teorias sobre a cidade. Agentes de (re)produção do espaço urbano. Sociedade urbana e cotidiano. Formas, reconfigurações espaciais das cidades e a globalização. Contradições no espaço urbano contemporâneo. Estudos empíricos (Brasil e Maranhão).
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Ementa:
Controle exercido pela geologia, relevo e clima em função das características geológicas e geotécnicas nas bacias hidrográficas e seu reflexo na qualidade das águas a partir dos diversos usos e ocupações para fins de planejamento ambiental.
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Ementa:
Classificação e caracterização geológica e geomorfológica de ambientes costeiros. Forçantes costeiras e feições geomorfológicas associadas. Evolução dos ambientes costeiros devido a parâmetros estruturais, variações do nível do mar, influxo fluvial, ondas, correntes, mares e atividades antropogênicas. Erosão e sedimentação costeira, Compartimentação do litoral brasileiro e do Maranhão. Aplicações de técnicas geomorfológicas como subsídios para o gerenciamento do litoral.
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Ementa:
Fundamentação teórico-metodológica da pesquisa em Geomorfologia Urbana; Mecanismos e agentes geológicos/geomórficos dos fenômenos urbanos deflagrados pela ação humana; risco ambientais nas áreas urbanas.
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Ementa:
Introdução a teoria e técnicas em Geomorfologia; Técnicas de mapeamento geomorfológico e de unidades ambientais utilizando Imagens de satélites Rapideye e LANDSAT; Morfometria de bacias de drenagem; Processos fluviais e morfometria dos canais; O solo e sua importância na formação do relevo: gênese e formação; Técnicas de amostragem em campo no ambiente fluvial e de solos; e Técnicas em laboratório de sedimentologia e de solos.
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Ementa:
Introdução ao estudo dos processos erosivos; Fatores controladores (erosividade da chuva, propriedades do solo, cobertura vegetal, características da encosta, uso e manejo do solo); Início do Processo Erosivo (Splash e formação de crostas); 4. Infiltração, armazenamento, escoamento (superficial e subsuperficial) e geração de runoff; Erosão em lençol, ravinas e voçorocas; Erosão e impactos ambientais associados 5. Técnicas de campo e laboratório nos estudos dos processos erosivos.
Carga Horária: 30
Créditos: 2
Ementa:
Prática de ensino na graduação relacionada à Geografia. Planejamento de atividades que integrem teoria e prática através de vivências, experiências e aplicação de seus conhecimentos em geografia. Realização das atividades de estágio, reflexão, discussão e análise das situações vivenciadas durante o estágio, fundamentadas teoricamente.