PRÊMIO DE DISSERTAÇÃO

Por em 30 de novembro de 2022

A entrega da premiação, que consiste em diploma para o aluno e o orientador, aconteceu nesta quarta-feira (30 de novembro de 2022), no auditório da UemaNet, durante o VI Seminário PROQUALIT. Foi premiada a dissertação do discente Idevan Gusmão Soares  intitulada: “ANÁLISE DA VULNERABILIDADE AMBIENTAL AO PROCESSO EROSIVO COMO SUBSÍDIO AO PLANEJAMENTO E À GESTÃO AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PRETO-MA”, aluno bolsista da FAPEMA, sob orientação do Prof. Dr. Luiz Carlos Araujo dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço, foi indicada como a melhor Dissertação de Mestrado.

IMG_0205

Atualmente, Idevan Gusmão Soares, faz doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua nas áreas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto com ênfase em uso e cobertura da terra, vulnerabilidade ambiental, parâmetros morfométricos em bacias hidrográficas, codificação de bacias hidrográficas pelo método Otto Pfafstetter, Modelo Linear de Mistura Espectral, NDVI, criação de Áreas de Preservação Permanente (APP) a partir de buffer, densidade kernel, processamento de imagens orbitais, dentre outras aplicações.

222

De acordo com Idevan Soares: “Este prêmio é resultado de um esforço coletivo, em especial da contribuição salutar do prof. Dr. Luiz Carlos Araujo dos Santos que orientou a dissertação premiada. Também externo os agradecimentos ao corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço (PPGeo) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) que ministraram aulas que me proporcionaram bases teóricas e metodológicas importantes para desenvolvimento da pesquisa. A Universidade Estadual do Maranhão, por investir nos discentes e por promover o ensino, pesquisa e extensão na Instituição. A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), pelo financiamento da pesquisa e ao PROCAD/Amazônia por apoiar projetos conjuntos de ensino e pesquisa, em instituições distintas como foi o caso da parceria firmada entre o Curso de Geografia da UEMA e o Curso de Geografia da Unicamp e da Universidade Federal do Pará – UFPA, também agradeço a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)”.
E, com menção honrosa destacamos a dissertação intitulada: “CAMINHOS DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL NO LUGAR: Pindaí – Ilha do Maranhão!” da discente Katiuse Mendes Lopes,   orientada pela profa. Dra. Ana Rosa Marques.