SRI e PPGEO/UEMA participam de evento com palestrantes da Universidade de Cardiff

Por em 4 de julho de 2023

357654138_794993598877199_5589530412558205524_nAconteceu nesta segunda-feira, 04 de julho, a palestra “New agrarian contestations and transitions: struggles for collective innovation and spatial capture”, no prédio de História da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.

O evento foi apresentado pelo Prof. Dr. Silas Nogueira Melo, Superintendente de Relações Internacionais da UEMA, e contou com a presença do Prof. Dr. Terry Marsden e do Prof. Dr. Antônio Ioris, ambos da Universidade de Cardiff, país de Gales. O evento contou também com uma declamação de cordel, como apresentação cultural.

Durante a mesa de abertura, o Prof. Dr. Lindon Fonseca Matias, da UNICAMP, destacou sua satisfação de estar presente na ocasião. “É uma satisfação pra mim estar aqui essa noite na abertura desse importante evento, fruto de um trabalho conjunto de uma pesquisa sediada na UNICAMP, coordenado por mim e de um núcleo de pesquisa sediado na UEMA pelo professor Silas Nogueira Melo”.

O Reitor da Universidade Estadual do Maranhão, o Prof. Dr. Walter Canales Sant’Anna, salientou a importância do estudo do tema e como os resultados da pesquisa podem ajudar a prever impactos no meio ambiente. “Vejo a relevancia que é você estudar nessa região supostamente frágil, que é a região amazônica e o uso da terra”.

Estiveram presentes na mesa de abertura, também, a Secretaria Adjunta do Estado de Ciência e Inovação (SECTI), Hermeneilce Wasti Aires P. Cunha; O Prof. Dr. Luís Carlos Araújo Santos, que é Coordenador do Programa de Pós-Graduação de Geografia da UEMA; o Prof. Dr. Saulo Santos, Secretário Municipal do Turismo de São Luís e também Professor de Geografia da UEMA; José Ribamar Carvalho, representante do Instituto Maranhense de Estudo Socioeconômico e Cartográfico (IMESC); assim como Joaquim Costa, que veio representando a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

A palestra serviu de pontapé para o workshop “Uso real versus uso formal da terra na Amazônia Maranhense”, que acontece na terça-feira (04) e quarta-feira (05) de julho, e que também é promovido pelo Prof. Dr. Silas Nogueira de Melo. O encontro vai promover discussões relevantes sobre a relação entre o uso real e o uso formal da terra na região amazônica do Maranhão.

WhatsApp Image 2023-07-04 at 12.05.12 (1) WhatsApp Image 2023-07-04 at 12.05.11 (2)

Por Lucas Corrêa – SRI/UEMA