Prof. Dr. Silas Nogueira de Melo participa como convidado do evento internacional: Conexão de Experiências em Segurança Pública e Prevenção às Violências


Por em 15 de março de 2024



Connex 2024 é um encontro que reúne agentesgestores públicos, organizações do Terceiro Setor, instituições de ensino, empresas e membros da sociedade com o objetivo de compartilhar e promover as melhores práticas em segurança pública e prevenção às violências.

Ocorrido em Pelotas nos dias 13, 14 e 15 de março. O evento é promovido pela prefeitura de Pelotas, pelo governo do Estado e pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP).

Durante três dias, o município apresentará, simultaneamente, conferências internacionais, debates, encontros oficiais e mostras de boas práticas em prédios do Centro Histórico. Dentre eles, o Theatro Guarany, o Museu do Doce, a sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Mercado Público e o Centro de Integração do Mercosul.

Dividido em três eixos, o evento discutirá, principalmente, prevenção à violência, integração institucional e gestão da informação. Tecnologia; educação em direitos humanos; moradias dignas como prevenção; administração penal; cidade para crianças; gestão para resultados; e violências de gênero, escolar e racial serão alguns dos temas abordados por agentes públicos, especialistas e organizações sociais.

Reconhecido pelas políticas públicas implementadas com o Pacto Pelotas pela Paz, o município busca protagonismo no debate sobre segurança pública e prevenção às violências. A prefeitura se uniu ao governo do Rio Grande do Sul, que tem o RS Seguro – programa estadual de segurança pública notabilizado pela eficiência e pelos resultados alcançados – para transformar o Connex em um marco na construção de políticas efetivas para a redução da violência no país.

Dentre as presenças confirmadas, estão: ex-vice-presidente da Colômbia Oscar Naranjo; ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida; consultora do Banco Mundial Flávia Carbonari; empreendedor social Rodrigo Sabiah; ex-prefeito de Palmira, na Colômbia, Oscar Escobar; presidente do Instituto Cidade Segura, Tâmara Biolo; diretor-executivo do Instituto Cidade Segura, Alberto Kopittke; presidente da Associação dos Guardas Municipais do Brasil, Reinaldo Monteiro; diretor-executivo da Corporación Oficina de Resiliencia de Medellin, Santiago Uribe; diretora-executiva do Instituto Sou da Paz, Carolina Ricardo.



Últimas Postagens