Uema realiza Aula Inaugural dos cursos do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço (PPGeo)

Por em 12 de março de 2024

Na manhã de hoje (12), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou um marco no campo da educação e pesquisa: a Aula Inaugural dos cursos de Doutorado e Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço (PPGeo). O evento teve início às 9h, no Auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN.

Com o tema “Conexões Institucionais de Pesquisa e o Avanço da Pós-Graduação em Geografia”, o semestre 2024.1 marca o ponto de partida para a primeira turma de Doutorado em Geografia do Maranhão. Este momento não apenas fortalece o compromisso da Uema com o avanço acadêmico, mas também reforça a posição da instituição de excelência na produção de conhecimento geográfico.

A programação da Aula Inaugural incluiu uma enriquecedora Roda de Conversa sobre “Erosão Urbana: perspectivas e caminhos metodológicos”, que contou com a participação de renomados professores, Antônio José Teixeira Guerra (UFRJ), João Osvaldo Rodrigues Nunes (UNESP) e Adriana Maria B. da Silva (UNICAMP).

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço, professor Luiz Carlos Araújo dos Santos, expressou sua satisfação com o evento, descrevendo-o como a materialização do êxito coletivo do corpo docente, discente, egressos e administração do programa. Ele destacou o apoio fundamental da administração superior da Uema, especialmente do Magnífico Reitor, Walter Canales.

“A inclusão do Doutorado em Geografia no Maranhão é um marco significativo que não só beneficia os egressos da graduação e do Mestrado, permitindo-lhes realizar seus estudos de pós-graduação no próprio estado, mas também promove a melhoria da qualidade da pesquisa e do ensino. Isso, por sua vez, contribuirá para o desenvolvimento do estado e da região em diversas áreas, incluindo ambiental, social, urbana e climática”, afirmou o professor Luiz Carlos.

O coordenador também enfatizou que o doutorado em Geografia visa formar profissionais capacitados para lidar com as complexidades da ciência geográfica, contribuindo para uma compreensão mais profunda e abrangente do Maranhão e para o avanço de políticas de preservação e conservação da paisagem.

O reitor da Uema, Walter Canales, expressou sua satisfação com o progresso do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço, descrevendo a inauguração das turmas de Mestrado e Doutorado como motivo de festa. Em suas palavras, ele ressalta a importância dessa jornada de evolução, culminando na aula inaugural da primeira turma de doutorado em Geografia do Maranhão e da 11ª turma de mestrado. Ressaltou a importância de formar doutores no estado para melhorar os índices educacionais e científicos, destacando que: “A Uema está no caminho certo. Esse momento é motivo de celebração, pois marca o início de uma nova fase na formação acadêmica e científica da região. É necessário dar continuidade a esse progresso, enfatizando a importância de formar uma verdadeira instituição de pesquisa. O Maranhão e o Brasil necessitam de doutores para impulsionar os índices educacionais e científicos”.

Ao mencionar a importância dos doutores para o desenvolvimento do estado, o reitor Walter Canales destaca a relevância de uma educação superior sólida e comprometida com a pesquisa. Ele enfatiza a necessidade de criar uma atmosfera positiva em torno da ciência, onde a Uema está engajada. Para o reitor, esse é o caminho para contribuir significativamente para a elevação da sociedade e o avanço do conhecimento científico.

O início desses cursos de pós-graduação representa um passo significativo para a Uema e para o estado do Maranhão, fortalecendo a capacidade de pesquisa e formação de recursos humanos qualificados em uma área fundamental para o desenvolvimento regional e nacional.

Por: Karla Almeida

Fotos: Luis Paulo