Pesquisas da UEMA têm como meta o desenvolvimento local

Por em 6 de janeiro de 2022

Com investimentos da CAPES, universidade maranhense valoriza a formação de profissionais e o impacto socioeconômico

A pós-graduação stricto sensu da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) integra diversas ações de fomento da CAPES, com bolsistas em programas institucionais e estratégicos. São mais de 160 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado que contribuem para a formação de pessoal e integram as soluções para o desenvolvimento da região.

Com 17 programas de pós-graduação, a UEMA tem como meta fortalecer o crescimento socioeconômico do Maranhão, um estado com  Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) extremamente baixo em diversas áreas. “Quando formamos profissionais com a visão social, colocamos no mercado pessoas qualificadas para solucionar os problemas do Maranhão, por meio de pesquisas e atividades de extensão que beneficiam a sociedade”, explica Rita Seabra, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.

Na avaliação de Seabra, o apoio da CAPES é fundamental para a manutenção das atividades de ensino e pesquisa. Atualmente, a Fundação destina, dentre as iniciativas com mais bolsistas, 47 bolsas de mestrado e 74 de doutorado no Programa Demanda Social, 19 bolsas de mestrado e 14 de doutorado no Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Parcerias Estratégicas no Estados, e seis bolsas de mestrado, quatro de doutorado e três de pós-doutorado no PDPG Amazônia Legal.

Melhoria das condições de vida

Fabrício de Oliveira Reis, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia, destaca que os profissionais formados na universidade atuam em diversas instituições, colaborando no planejamento e execução de ações nas áreas públicas e privadas do estado. Ele ressalta ainda a importância da pesquisa para a economia local. “A nossa pesquisa se transforma em extensão e, assim, conseguimos dar retorno para o produtor do estado. Às vezes temos que mudar uma forma antiga de cultivo que pode agredir o meio ambiente”, exemplifica.

A transformação socioeconômica também é observada por Luiz Carlos Araújo Santos, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço. “Essas pesquisas que abordam aspectos sociais, econômicos e ambientais, vão ajudar o poder público na elaboração de políticas para melhorar as condições de vida da população”, comenta.

Na linha do desenvolvimento inclusivo das populações de baixa renda, o bolsista da CAPES e aluno do mestrado em Geografia, Antônio José Araújo Cruz elabora uma cartografia social dos pescadores de São Luís. “O Maranhão é um dos estados que mais vive da pesca. Essas comunidades têm uma importância histórica e é preciso que sejam consideradas no planejamento territorial e urbano para corrigir desigualdades”, afirma.

Já o biólogo Elivaldo Carlos Moreira de Oliveira, bolsista da CAPES e pós-doutor em Agroecologia, produziu de um catálogo com as plantas nativas em comunidades quilombolas de Alcântara (MA). A publicação será apresentada em escolas do município para que as crianças conheçam a utilidade desses vegetais. “O trabalho com os professores pretende fazer com que a memória permaneça para a gerações futuras”.

Pós-graduação UEMA

Programas com mais bolsistas da CAPES:

Demanda Social

Mestrado: 47