VIII SEMINÁRIO DO PPGEO e WORKSHOP INTERNACIONAL BRASIL E REINO UNIDO

Por em 12 de agosto de 2022

O Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) tem a honra de convidá-los(as) a participar do VIII Seminário de Pós-Graduação em Geografia, a ser realizado nos dia 15 a 17 de agosto de 2022.

PARA SITE

O Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço (PPGeo) da UEMA é um evento anual realizado pelos estudantes recém ingressos no mestrado, com o objetivo de desenvolver uma temática específica, este ano, em sua VIII edição, intitulada “Território e Espaço Urbano: Pensando a cidadania a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, assim como, a realização das apresentações para a avaliação de uma banca dos projetos de pesquisa e das pré-qualificações pelos alunos da turma anterior.

Na atual conjuntura política, econômica, social, jurídica e ambiental do Brasil, os debates acerca da cidadania mostram-se cruciais. Por efeito disso, o propósito do VIII Seminário de Pós-Graduação é pensar o território e o espaço urbano como espaços da cidadania, de realização da vida e de concretização de liberdades e direitos. Para tal intuito, propõe-se um diálogo entre o conceito de cidadania e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) enquanto “um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade”. Nesse contexto, profissionais da Geografia, História, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Serviço Social, Biblioteconomia, Pedagogia, Psicologia e Engenharia Florestal partilharão seus saberes e experiências nos dias supracitados mediante Conferências, Mesas-Redondas e Rodas de Conversa.

Mais informações, pelo site: VIII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

Paralelo a realização do VIII Seminário, acontecerá o Workshop Internacional Brasil e Reino Unido, este projeto é um workshop de vinculação de pesquisa financiado pelo Conselho Britânico do Reino Unido e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

evento-173530-banner

O workshop BIM2S destacará as questões e desafios e desenvolverá um roteiro para adoção do BIM e modelagem de sistemas para planejamento urbano no contexto brasileiro. Pesquisadores de ambos os países, especialmente do Brasil, se beneficiarão enormemente do workshop aprendendo sobre a aplicação avançada do BIM e modelagem de sistemas (SM). O BIM2S também se encaixa na agenda 2030 de desenvolvimento inteligente e sustentável do Brasil (UNESCO, 2015). O workshop BIM2S (BIM para o desenvolvimento sustentável) se esforçará para desenvolver um roteiro de pesquisa que simule um programa de desenvolvimento urbano social integrado ao BIM. Este encontro diversificado destacará os desafios de urbanização do Brasil, como eles estão afetando os direitos humanos e como tecnologias como BIM e modelagem de simulação (SM) podem ser aplicadas para desenvolver um roteiro de desenvolvimento sustentável.

Mais informações, pelo site: WORKSHOP INTERNACIONAL BRASIL E REINO UNIDO