O PLANO DE REESTRUTURAÇÃO INTEGRADA DOS CURSOS DE GEOGRAFIA DA UEMA (PRI): POLÍTICA DE PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE E AMBIENTE CRIATIVO (GESTÃO 2024-2026 DO PPGEO).


Por em 12 de setembro de 2025



Concebido e dirigido pelo Prof. Dr. Cristiano Nunes Alves (coordenador do PPGEO-UEMA no biênio 2024-2026), o Plano de Reestruturação Integrada dos Cursos de Geografia da UEMA (PRI-GEOGRAFIA) objetiva tornar o ambiente acadêmico mais acolhedor, estimulando a sociabilidade, a criatividade e a produtividade científica, respondendo, assim, à ideia de que a política de permanência na universidade deve ser uma prioridade do ensino superior público.

Apontando para um modelo de planejamento e de gestão compartilhados, considerando a unidade entre graduação e pós-graduação, trata-se de uma experiência inovadora que tem repercutido tanto no Brasil quanto fora dele. Consistindo na completa reestruturação de todos os ambientes dos quatro cursos de Geografia (bacharelado, licenciatura, mestrado e doutorado) da UEMA, tem-se uma iniciativa dinamizada menos por capital do que por um trabalho conjunto e horizontal. Ora, desenvolvido entre setembro de 2024 e agosto de 2025, por meio da ação comprometida dos discentes dos cursos de Geografia, empenhados ao longo das mais distintas etapas de trabalho, o PRI GEOGRAFIA foi financiado pela FAPEMA e pelo PROAP-UEMA do PPGEO, com o apoio ainda do Gabinete da Reitoria, da PPG, da PROINFRA, da CTIC, da SEGOV-MA e da FAPEAD.

Para a efetivação do PRI-GEOGRAFIA o fundamento teórico passa pela ideia de espaço geográfico visto como um abrigo cotidiano de possibilidades, de desejos, de conflitos e, sobretudo, da inventividade e da troca de experiências. Daí, tomando os ensinamentos de nomes como Milton Santos, Jane Jacobs, Ana Clara Torres Ribeiro e Ruth Gilmore, meditamos sobre o poder das materialidades em um contínuo, contraditório e íntimo enlace com o universo das relações sociais. Questionamos, portanto, os modos e das maneiras pelas quais, a partir de nossa província do conhecimento, a Geografia, e por meio do olhar para as formas espaciais, poderíamos estimular a copresença, o encontro e a produção intelectual e política na universidade. Bem, se definimos o espaço geográfico enquanto a união entre materialidades e conteúdos, não poderíamos negligenciar o papel do ambiente construído, seja como entrave, seja como estímulo à criação do novo, do inovador.

Por sua vez, do ponto de vista técnico e normativo, o lastro para o Plano foram documentos que, desde 2016, mostravam a urgência em oferecer melhores condições infraestruturais para a nossa comunidade acadêmica. Trata-se de: (i) relatórios de assessorias externas; (ii) relatórios de avaliações de órgãos estaduais e federais de ensino; (iii) minutas de representações acadêmicas; (iv) minutas de assembleias estudantis; (v) atas de colegiados e de reuniões departamentais[1]; todos os registros convergindo para o fato de que nossos cursos deveriam se constituir por lugares não somente mais confortáveis, como igualmente melhor preparados para o subsídio ao ensino, à pesquisa e à extensão de alta qualidade.

Tem-se, dessa forma, no PRI-GEOGRAFIA, uma defesa da coisa pública alicerçada em um esforço que tanto ultrapassa as variáveis das planilhas de avaliação as quais são submetidos os nossos PPGs e cursos de graduação, quanto ultrapassa o curto prazo da gestão, adentrando a perspectiva mais longeva e sólida do planejamento.

Falamos, pois, de um movimento que diz respeito à cidadania e ao desejo de construção de uma universidade de referência, mais generosa não exclusivamente com os seus trabalhadores e trabalhadoras, mas com a sociedade maranhense e brasileira como um todo, uma vez que mais bem preparada para responder às demandas contemporâneas de um país tão desigual.

 

AGRADECIMENTOS

 

A coordenação do PPGEO (biênio 2024-2026), na figura de seu coordenador, o Prof. Dr. Cristiano Nunes Alves, e do seu vice-coordenador, o Prof. Dr. José Arilson Xavier de Souza, agradece aqueles e aquelas cujas ações foram essenciais à consecução do PRI-GEOGRAFIA.

Primeiramente devemos agradecer a equipe técnica, formada pelos seguintes discentes do Núcleo Marielle: Vinícius Castelo, Clara Durans, Celso Filho, Cícero Lobo, Felipe Desidério, Livia Antipon, Milena Boaes, Jardilena Barbosa, Nayane Carneiro, Elton Lindoso, Ashley Luísa, Vanessa Helen, Zeliane Costa, Wanderson dos Anjos, Ana Oliveira, Alex Silva, Vanessa Cruz, Milena Boaes, Antonio Cruz, Elayne Veloso, Ester Carvalho e Hygor Silva. Foi essencial ainda o apoio do Reitor Walter Canales, do Pro-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheches (PPG); e dos docentes do PPGEO, José Sampaio de Mattos Junior e Cláudio Eduardo de Castro.

Agradecemos igualmente Nana, Débora e Mateus (PPGEO); Kelmi, Wadrian, Wesley e Daiani (Lab. Geociências); Dani (CAGEO); Deuzanir, Brenda e Vitória (PPGEO); Juliane e Joice (Direção do Curso); e Jaque (DGEO); Prof. Luiz Jorge Dias e Prof. Luiz Carlos Araújo (PPGEO); Profa. Regina Pereira (Direção do CECEN); Profa. Kedma Garcez (direção do curso de Geografia); Idelmar, Cássia, Seo Carlos, Seo Ribamar e toda a equipe de limpeza, manutenção e segurança; Leila e Profa. Cíntia (CBS); Matheus, Gabriel e Ananda (equipe dos PPGs do CECEN); Reginaldo, Nelson, Flávio, Guilherme, Alex, Luís Felipe, Zé Maria, Ribamar, Fabrício, Paulo, Flávio, Lara, Sara, Dalila, Hildalberto e Márcio (PROINFRA);  Lucas, Lázaro, Railson e Reinaldo (CTIC); Diego (SEGOV); Simone e toda a equipe da cantina do CECEN. Por fim, agradecemos as assessorias externas de Divino Amaral e Ricardo Zollner (projeto acústico); e de Carlos Eduardo de Oliveira (TI).

 

SALAS MULTIUSO INTELIGENTES 

 

Salas A e B do PPGEO

 

-Período de instalação e reforma: novembro e dezembro de 2024

Financiamento: PROAP-UEMA-PPGEO

 

Salas 7, 8, 9, 10 e 11 da Graduação

 

-Período de reforma: janeiro e fevereiro de 2025

-Financiamento: ACT-FAPEMA

 

O que outrora era apenas um grupo disperso de seis salas de aula, agora constitui um coeso conjunto de sete ambientes (uma nova sala foi instalada) inteligentes multiuso (dois ligados aos cursos do PPGEO e cinco ligados aos cursos de graduação), cada qual equipado com um sistema de videoconferência e projetado por meio de um desenho específico. Trata-se de um conjunto com potencial para dar suporte às mais variadas práticas pedagógicas e que vem se articular às duas salas do PPGEO, também desenhadas a partir desses conceitos.

A esse termo, o projeto consistiu, primeiramente, em reformas de base compreendendo a: (i) pintura de todas as paredes; (ii) limpeza e resinagem dos pisos; (iii) troca de todas as portas e fechaduras, bem como de batentes avariados; (iv) instalação de luminárias de led; (v) instalação de um novo sistema de tomadas elétricas; (vi) instalação de um novo sistema de cabeamento e de roteamento de internet.

Tendo realizado essas reformas de base, instalamos, em cada uma das 7 salas, o que ponderamos serem sistemas-técnicos fundamentais para a produção e a difusão do conhecimento científico inovador: uma estrutura de videoconferência. Trata-se de configuração composta por: uma TV HD de 75 polegadas; um sistema sonoro no formato sound bar e um microfone omnidirecional de mesa (sendo, nesse caso, um kit disponível para o PPGEO e outro para a graduação); a execução de um projeto acústico desenhado a partir de um mosaico de placas antirruído visando reduzir a enorme reverberação sonora característica desses espaços, viabilizando, assim, a captação sonora, condição essencial para qualquer evento híbrido. Igualmente instalamos em cada sala, entre outros: duas lousas brancas de fórmica; 3 mapas temáticos enquadrados; identidade visual de acordo com pedido dos discentes, uma estante de 12 nichos para acomodar utensílios dos discentes; um banco de textos acadêmicos impressos; um gaveteiro com chave para acomodação do controle-remoto da TV e dos ares-condicionados e materiais de papelaria básicos. Por sua vez, nas duas salas do PPGEO temos ainda puffs de estudo e descanso, cafeteira, bebedouro, plantas ornamentais e mapoteca.

Importante remarcar que, mesmo com esses elementos comuns, cada sala foi projetada com um desenho diferente, o que se manifesta não apenas por meio de combinações de cores de parede que não se repetem de uma sala para outra, mas, sobretudo, por meio de arranjos diversos buscando subsidiar distintas práticas de aprendizagem. Nesse contexto, procedeu-se do seguinte modo: uma sala foi montada com carteiras escolares, três salas foram montadas com mesas individuais e duplas e cadeiras; duas outras salas têm um desenho a partir de mesas de reunião retangulares para 6 pessoas também usando cadeiras, e uma sala (a principal do PPGEO) combina uma mesa de reunião retangular para 16 pessoas e mesas individuais e duplas.

Tais espaços servem para que possamos, entre outros: (i) organizar e consolidar seminários de pesquisa integrados, contando com discentes/docentes de nossas IES parceiras no Brasil e no mundo; (ii) oferecer aos discentes maranhenses (da UEMASUL e UFMA ou de programas como o Ensinar – de polos presenciais de graduação no interior do estado – e o UEMANET – programa de ensino à distância) a possibilidade acompanhar as atividades dos cursos de Geografia do campus São Luís; (iii) de maneira presencial, acompanhar eventos remotos, debatendo in loco; (iv) se aproveitando da alta resolução audiovisual, melhor explorar imagens de satélite em diversas escalas disponibilizadas por aplicativos como o Google Earth – procedimento de aprendizagem basilar em disciplinas de nosso campo, tais quais Planejamento Territorial, Geografia Regional, Geografia Urbana, Geomorfologia, Pedologia, Cartografia ou Climatologia –; e melhor trabalhar conteúdos diversos a partir de documentários, filmes, entrevistas ou videoclipes.

 

 

Sala A – PPGeo

 

 

 

Sala B – PPGeo

 

 

 

SALA 7- “MILTON SANTOS”

 

 

 

SALA 8- ESPAÇO  “AZIZ NACIB AB´SÁBER”

 

 

 

SALA 9- ESPAÇO “JOSÉ EDGAR FREITAS TAROUCO”

 

 

 

SALA 10- ESPAÇO “ENEIDA VIEIRA DA SILVA OSTRIA CANEDO”

 

 

 

SALA 11- ESPAÇO “BERTHA BECKER”

 

 

 

 

ÁREA DE ESTUDO E SOCIALIZAÇÃO DA GEOGRAFIA

 

-Período de instalação: outubro e novembro de 2024

-Financiamento: PROAP-UEMA-PPGEO

 

Esse projeto consistiu no aproveitamento de um local até então totalmente subutilizado, abrigado nos alpendres (térreo e superior) da Geografia, transformando-o em um ambiente de estudo e socialização capaz de abrigar não apenas os discentes e docentes da Geografia, se constituindo igualmente enquanto lugar de acolhimento para os demais cursos do CECEN. O local, após ter sido pintado, recebeu: sistema de ventiladores; sistema de tomadas elétricas; 4 mesas retangulares para 6 pessoas cada;  5 mesas redondas para 4 pessoas cada; 44 cadeiras; 14 bancos de madeira de lei com 2 metros de largura cada;  projeto de paisagismo consistindo em 40 vasos de plantas ornamentais de médio porte, 12 vasos de pequeno porte e 3 floreiras laterais;  1 armário roupeiro de 16 portas para os discentes; 3 cabines de estudo individuais e  6 mesas de estudo individuais.

 

 

 

 

ESPAÇO DISCENTE “JANDERSON ROCHA” (PPGEO)

 

-Período de instalação e reforma: janeiro a abril de 2025

-Financiamento: PROAP-UEMA-PPGEO/FAPEAD-PPGEO

 

Após uma reforma de base consistindo em pintura, instalação de parede e de porta internas, troca da porta de entrada, tratamento anticupim, reorganização do sistema elétrico e do cabeamento de internet, seguindo as recomendações dos discentes do PPGEO, criou-se dois ambientes autogestionados, voltados ao atendimento de suas necessidades cotidianas.

Desse modo: (i) em um primeiro ambiente que, para além de estudos, compreende ainda a dimensão do repouso e da socialização cotidiana, instalou-se uma copa equipada com pia, gabinetes, geladeira, microondas, cafeteira e demais utensílios, conjugada a uma área de reunião e descanso contando com sofá, puffs, mesa de reunião, lousa, entre outros; (ii) em um segundo ambiente, com foco na dimensão da pesquisa, instalou-se um laboratório composto por bancadas de estudos, armários discentes, mesa de reunião, entres outros.

 

 

 

SALÃO DOS GABINETES DOS DOCENTES DA GEOGRAFIA-UEMA

 

-Período de reforma: junho a agosto de 2025

-Financiamento: ACT FAPEMA/SEGOV

 

Compondo essa obra: (i) foi pintada toda a área; (ii) foram colocadas novas janelas, novo sistema de iluminação e novas portas com visores; (iii) o telhado foi completamente reparado, buscando, desse modo, evitar os constantes vazamentos que caracterizavam o local; (iv) criou-se, no corredor central, uma área de vivência com uma copa equipada de: purificador de água, frigobar, gabinete, microondas, cafeteiras, entre outros. Parte dessa reforma, garantindo maior ambiência e conforto, agora cada gabinete conta com um aparelho de ar-condicionado independente, bem como conta com o fechamento total de paredes.

 

COORDENAÇÃO E SECRETARIA DO PPGEO

 

-Período de instalação e reforma: setembro e outubro de 2024

-Financiamento: PROAP-UEMA-PPGEO

 

Arrematando um movimento iniciado na gestão anterior, esse projeto consistiu na criação de dois ambientes instrumentais à gestão do PPGEO, a saber: a coordenação e a secretaria do PPGEO. Assim, enquanto a secretaria se configurou enquanto um espaço capaz de acolher de modo confortável a nossa equipe técnica e os nossos discentes no curso de suas demandas cotidianas junto à administração do PPG, a coordenação tem uma configuração capaz de abrigar reuniões, videoconferências e demais eventos acadêmicos.

 



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