Laboratórios e Núcleo
-
Laboratório de Geociências
Coordenador: Prof. Dr. José Fernando Rodrigues Bezerra
Laboratório de Geociências (60 m²) realiza pesquisas na área de erodibilidade de solos, análises das bacias hidrográficas, geomorfologia e unidades de conservação coordenadas por professores do grupo de pesquisa GEOMAP e GEUC. O laboratório possui três professores doutores, 15 estudantes de graduação, sendo 09 bolsistas de iniciação científica e 06 voluntários sem bolsa, e apresenta a seguinte infraestrutura: com 02 ar-condicionados de 18.000 BTUs, 4 armários, sendo um com acervo bibliográfico temático, bancada com duas pias, 05 computadores, 01 impressora a laser colorida, 04 licenças do software Arcgis 10 e mais extensões, 01 trado holandês, 01 trado volumétrico, Bussola de Geólogo tipo Brunton, 01 GPS garmin, 01 carta de Munsell, 01 forno mufla, 01 forno estufa, 01 jogo de peneiras, 01 agitador de peneiras, 01 balança de precisão, 01 destilador de água, 01 frigobar. PH-metro de bolso – 0-14 PH MOD: PH100-PHTEC, pHmetro AT-315 Microp – Faixa de medição: 0 a 14 Ph,Fotocolorímetro em plástico rígido, display de LED com 02 linhas 16 caracteres, com luz de fundo, Disco de Secchi – com diâmetro de 200mm, fita com 1,5m, Medidor de Oxigênio dissolvido, faixa de medição MGL de oxigênio, na faixa de 0-20, Condutivímetro material plástico, tecnologia moderna baseada em microcontrolador, display de cristal líquido, Balança analítica e Turbimetro de bancada.
-
Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento
Coordenador: Prof. Dr. Silas Nogueira de Melo
Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (60 m²), com capacidade para 20 computadores em bancadas, com espaço próprio, em fase de implantação, com apoio das Pró-Reitorias de Pós-Graduação (PPG), Administração (PRA) e Reitoria da Universidade Estadual do Maranhão. Este laboratório será destinado, a partir de 2015, ao atendimento das atividades de mapeamento e cartografia dos projetos realizados nos grupos de pesquisa e ensino.
-
Laboratório de Cartografia
Coordenador: Prof. Dr. Cláudio Eduardo de Castro
O laboratório (56 m²) dispõe de 30 pranchetas, 52 cartas topográficas DSG/ME da Ilha do Maranhão na escala de 1:10.000, Cartas topográficas do IBGE abrangendo o Estado do Maranhão escala 1:100.000, 04 mapas temáticos de Geologia, Pedologia, Vegetação e Bacias Hidrográficas do Maranhão na escala de 1:1.000.000, além de convênio para acesso ao Geocatálogo do Ministério do Meio ambiente que disponibiliza imagens RapidEye de 2011.
-
Laboratório de Estudos em Dinâmicas Territoriais, Desenvolvimento e Sustentabilidade
Coordenadores: Prof. Dr. Ademir Terra, Profa. Dra. Ana Rosa Marques, Profa. Dra. Hermeneilce Wasti Aires Pereira Cunha e Prof. Dr. José Sampaio de Mattos Junior
Espaço com 60 m² onde são realizadas as atividades de pesquisa dos Grupos de Pesquisa GEDITE, GEPQAM e GEDERS, dividido em três ambientes contendo dois aparelhos de ar condicionado de 30.000 BTUs, 12 armários de aço, sendo um com material bibliográfico específico, 1 mesa de reunião, 8 computadores, duas impressoras, 1 máquina fotográfica, 2 gravadores digitais. Com acesso a 15 pontos de internet com fio e roteador wireless.
-
Núcleo de Estudos em Território, Cultura e Planejamento – Marielle
Coordenadores: Prof. Dr. Cristiano Nunes Alves e Prof. Dr. José Arilson Xavier de Souza
O Núcleo de Estudos em Território, Cultura e Planejamento (MARIELLE), criado em 2019 e coordenado pelos professores doutores Cristiano Nunes Alves e José Arilson Xavier de Souza. O MARIELLE, instalado com um investimento de recursos oriundos de projetos coordenados pelo Prof. Dr. Cristiano Nunes Alves junto à órgãos como o CNPq e a FAPEMA, abriga: (i) o Território-Água LAB (com foco no estudo da economia costeira no estado do Maranhão), (ii) o Grupo de Estudos em Espaço e Cultura (GEEC); (iii) e a Biblioteca Setorial de Geografia Humana “Manoel da Conceição”. Constituindo a infraestrutura técnica implicada nesse lugar, tem-se uma rede com 12 computadores de alta performance (sendo dois deles ilhas de edição audiovisual), um sistema de videoconferência completo, impressora à laser, drone, gps, notebooks, tablets, gravadores de alta qualidade, câmeras de vídeo, entre outros.
Por sua vez, compondo a Biblioteca Setorial Manoel da Conceição, avultam cerca de 1300 títulos, contemplando os seguintes temas e áreas do conhecimento: (i) História do Pensamento Geográfico; (ii) Teoria e Método em Geografia; (iii) Geografia Cultural/Teoria Cultural, Arte e Informação; (iv) Geografia Urbana/Sociologia Urbana; (v) Planejamento Territorial e Urbano/Arquitetura-Urbanismo-Desenho Urbano; (vi) Geografia Regional; (vii) Geografia Econômica; (viii) Geografia da População; (ix) Questão Negra/África; (x) Questão Indígena; (xi) Questões de Gênero e Sexualidade; (xii) Cultura Política e Resistências; (xiii) Pesca e Zonas Costeiras; (xiv) Pensamento Social Brasileiro; (xv) Teoria em Antropologia e em Sociologia; (xvi) Marxismo; (xvii) Filosofia e História; (xviii) Território e Sociedade do Maranhão; (xix) Ensino de Geografia; (xx) Geografia Ambiental; (xxi) Geografia Agrária/Alimentação. O acervo compreende ainda uma Ludoteca composta por um conjunto de jogos de tabuleiro instrumentais a discussões e atividades pedagógicas no campo da Geografia Urbana, do Planejamento Territorial, da Geografia Política, entre outros.
Urge destacar que a criação desse ambiente de referência – reunindo em torno de sua rede de colaboradores, pesquisadores de 21 unidades da federação e de 13 países – sintetiza o esforço autogestionário de um coletivo de trabalho composto, além dos docentes coordenadores, por: (i) discentes de graduação, de mestrado e de doutorado; (ii) pesquisadoras de pós-doutorado, compreendendo os campos da Geografia e da Antropologia.
-
Laboratório de Turismo, Cidades e Patrimônio
Coordenador: Prof. Dr. Saulo Ribeiro dos Santos



















