PESQUISA PPGEO/UEMA: Pesquisadores da Uema participam de projeto nacional


Por em 7 de julho de 2023



NÚCLEO SÃO LUIS-UEMA REALIZA A PRIMEIRA OFICINA DO PROJETO “Inventário Participativo como Instrumento para Identificação e Gestão do Patrimônio Cultural”  

O Núcleo São Luís- MA, que compõe o projeto “Inventário Participativo como Instrumento para Identificação e Gestão do Patrimônio Cultural” – projeto nacional financiado pelo CNPq através do Edital Pró-Humanidades (2022), constituído ainda pelos núcleos de Tatuí-SP, Quixadá-CE e Belém-PA –, realizou na manhã do dia 5 de julho de 2023, no Convento das Mercês, uma Oficina participativa sobre o inventário do patrimônio cultural do Bairro Desterro, Centro Histórico de São Luís. Na oportunidade, para além dos membros do Núcleo e de uma série de representantes da comunidade, contou-se com a participação das professoras formadoras Maria Tereza Duarte Paes (UNICAMP), Simone Scifoni (USP), Sônia Regina Rampim Florêncio (UFMG) e Gabrielle Cifelli (UNICAMP). 

q                      Oficina Participativa no Convento das Mercês, Bairro Desterro.

A Oficina possibilitou a escuta dos moradores e instituições que atuam no Bairro Desterro a fim de delinear caminhos para a pesquisa, com base nas referências culturais elencadas pelos participantes. Para complementar, no período da tarde, realizou-se um trabalho de campo pelo Desterro no sentido de reconhecer, observar e interagir com a vida que ali se dinamiza. Tal experiência serviu, dentre outras coisas, para realinhar a problemática da pesquisa, agora inclinada a pensar o Bairro como lugar e paisagem de manifestações culturais populares múltiplas, reconhecendo a arte como um caminho interessante à metodologia empregada. Neste cenário, os laços afetivos da comunidade para com os espaços do Bairro ganharão grande relevo, pesando as variadas resistências que configuram o território em tela.

e                                                                        Trabalho de Campo pelo Bairro Desterro.

A saber, o projeto conta com a colaboração interdisciplinar de 50 pesquisadores das seguintes instituições: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade de São Paulo (USP); Instituto Federal do Ceará (IFCE); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Federal de Viçosa (UFV); Universidade de Brasília (UnB), Universidad Autónoma Metropolitana do México (UAM) e Universidade de Lisboa (PT). O Núcleo São Luís, por sua vez, é formado pelos seguintes pesquisadores: Saulo Ribeiro dos Santos, José Arilson Xavier de Souza, Ana Rosa Marques, Bianca Beatriz Roqué, Poliana dos Santos Carvalho, José Ribamar da Costa Filho, Ana Karolyny da Silva Ribeiro, Andrew Wilfford Cardoso Vieira e Vanessa Regina Silva Cruz. 

Por fim, informa-se que nos dias 28 e 29 de agosto, no intuito de reunir os quatro núcleos, acontecerá na UEMA (São Luís), um Seminário Nacional do projeto. Por todo o trabalho feito, o Núcleo São Luís agradece o apoio da Secretaria de Turismo de São Luís e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEMA (PPGeo-UEMA), ao Convento das Mercês e as parcerias estabelecidas com diversos órgãos governamentais, organizações populares, coletivos e sujeitos envolvidos com o Centro, em especial com o Bairro Desterro.

 

Por: PPGEO/UEMA



Últimas Postagens